13 de jan. de 2013

- Onryō (怨霊) -


Os Onryos são espíritos mitológicos criados pelo folclore japonês por volta dos séculos 7 ou 8, quando se acreditava que as almas enraivecidas tinham poder para influenciar o mundo dos vivos.

Os Onryos são, em maioria, espíritos de dóceis e fiéis esposas que em vida foram maltratadas e negligências pelos maridos, sendo essa a principal causa das suas mortes tanto por maus tratos excessivos como por consequente suicídio. Os espíritos vingativos dessas mulheres retornam então ao mundo dos vivos com o único objectivo de fazerem os maridos sofrer, mesmo que por vezes a procura por vingança não tenha uma justificação.

Originalmente estes espíritos não tinham uma aparência característica mas, com a crescente popularidade do Kabuki (teatro típico japonês) e de relatos de vítimas, foi-lhes atribuída a aparência de seres magros e brancos, de cabelos longos e negros que cobrem o rosto, veias roxas salientes e o tradicional kimono branco usado durante os enterros. Alguns relatos mencionam também a ausência de olhos e nariz na cara dos Onryos e sangue a cobrir maior parte dos kimonos.

Na antiguidade acreditava-se que o principal alvo da vingança dos Onryos eram os maridos que os tinham maltratado, sendo que os ataques se concentravam apenas neles. Com o tempo o povo foi-se apercebendo de que os Onryos podiam também incluir a família do traidor, qualquer mulher que dele se aproxima-se ou até toda a povoação de uma vila.

No caso da vila amaldiçoada, crê-se que o Onryo que lá habita foi em vida uma mulher deixada às mãos da morte e que por isso procura vingar-se de todos aqueles que não a ajudaram a viver; neste caso o marido é a única pessoa que permanece intocável e que não sofre fisicamente qualquer tipo de ataque. Outro dos métodos usados por estes espíritos inclui o mais bonito dos kimonos que possuía em vida; a mulher amaldiçoava o seu kimono antes de morrer para que depois da sua morte, qualquer pessoa que usasse a vestimenta morresse também; este era um método tipicamente relacionado com mulheres de coração partido.

Os ataques dos Onryos são todos descritos da mesma maneira pelas vítimas: o Onryo é encontrado desmaiado no chão, parecendo uma mulher inconsciente, a aura à sua volta sendo tão forte e pesada que causa mau estar e dores de cabeça a quem se aproxima.

Enquanto a vítima examina o Onryo é possível ouvir um choro baixo, risadas insanas ou palavras incompreensíveis sussurradas numa língua desconhecida. Quando a vítima está ao seu alcance, o Onryo levanta-se e tenta atacá-la. Durante o ataque é comum o Onryo levitar em direcção da vítima, o seu cabelo esvoaçar deixando assim a horrenda face (descrita como desfigurada ou sem olhos e nariz) à vista, e emitir rosnados agudos.

 

Curiosidades:
- Os Onryos masculinos são raros, sendo que a sua presença é mais comum nos Kabuki
- São os seres sobrenaturais mais temidos em todo o mundo até à actualidade
- Os acontecimentos paranormais que acontecem no Japão, são muitas vezes atribuídos aos Onryo
- Um dos Onryos mais famosos no folclore é a Oiwa que apesar de não magoar fisicamente o seu marido, o torturou psicologicamente
- No cinema, um dos Onryos mais conhecidos é a personagem principal do The Grudge (Ju-On)

Nenhum comentário:

Postar um comentário