A paralisia do sono é uma condição médica, sendo classificada como um distúrbio do sono. Alguns dos leitores provavelmente já a experimentaram, enquanto que a outros pode ser comum. Mas não se preocupem, pois é natural. Ela costuma acontecer muito a pessoas com narcolepsia, por isso, se acontecer regularmente consigo, consulte um médico que existe medicação para acabar com este distúrbio. Ocorre no momento em que estamos prestes a adormecer ou a acordar,
e pode durar alguns segundos ou vários minutos.
Sempre que entramos no sono o cérebro paralisa os músculos para não atuarmos fisicamente durante os sonhos. O problema é que, algumas vezes, o cérebro paralisa os músculos antes de adormecermos por completo; no caso de acontecer ao acordar, o que acontece é que o cérebro "pensa" que ainda estamos a dormir, e dessa forma não desativa imediatamente a paralisia.
Quando essa paralisia ocorre, você não consegue mexer nenhuma parte do seu corpo e pode ter alucinações: uma presença assustadora atrás ou em cima de si, gritos de mulheres, objetos estranhos que aparecem no quarto, vultos ao redor da cama, um aperto enorme no peito, barulhos estranhos como bandas marciais a tocar, água a correr, etc. Quando a paralisia ocorre ao acordar, é normal trazermos os elementos do sonho para o quarto. Por exemplo, se antes da paralisia você estivesse a sonhar que estava a ser perseguido por um monstro, o monstro "aparece" no seu quarto.
Normalmente as pessoas ficam completamente aterrorizadas, mas isso é normal porque, quando a paralisia do sono ocorre, a amígdala – a parte do cérebro responsável pela emoção primária do medo – encontra-se em excesso de atividade, o que produz a sensação de um medo intenso. O mais aterrador é não se conseguir mexer, enquanto se encontra completamente consciente do que se passa à sua volta.
Bem, todas essas experiências são alucinações. Apesar de ser difícil, quando a paralisia ocorrer tente ficar calmo, e depois tente mexer as partes do corpo mais fracas - dedos dos pés ou das mãos - que em segundos o cérebro deixa de paralisar os músculos e os elementos aterradores do sonho desaparecem. Outra dica boa é respirar profundamente, que o oxigênio em excesso desperta o cérebro num instante. Mas, como disse no primeiro parágrafo, não se esqueça de consultar um médico.
Muitos cientistas acreditam que a paralisia do sono explica grande parte dos raptos por extraterrestres, visões de demônios e os súcubos e íncubos da Idade Média e Idade Moderna. Isto acontece, porque é comum as testemunhas destes fenômenos dizerem que estavam na cama e não se conseguiam mexer.
Definição da Paralisia do Sono
Afeção comum caraterizada por paralisia transitória total ou parcial dos músculos esqueléticos e arreflexia que ocorre no despertar do sono ou, menos frequente, quando o indivíduo cai no sono. Estímulos, como toque ou sons, podem terminar o episódio que normalmente tem a duração de segundos a minutos. Esta afeção pode ocorrer em indivíduos normais ou estar associada com narcolepsia, cataplexia e alucinações hipnagógicas. A patofisiologia desta condição está intimamente relacionada com a hipotonia normal que ocorre durante o sono REM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário